Viagens pequenas pela Europa... eu gosto e quero

Não me considero uma pessoa viajada, pelo contrário, sinto que viajei tão pouco, quase nada, sinto que conheci tão poucos lugares, cidades, países… ainda há tanto por descobrir e conhecer... e eu quero tanto isso...
Este verão foi a primeira vez que viajei para um destino de praia, México, realmente é muito bom, sem dúvida que as pilhas são recarregadas, uma semana sem fazer nada, com muito sol, praia, piscina, bebidas, comida, calor, calorias enfim… bem toda a gente merece umas férias assim, e tomara ter a oportunidade de poder viajar para um destino destes todos os anos, era excelente.
Mas para mim as viagens não são só feitas de destinos tropicais, gosto de viagens culturais, gosto de países e cidades europeias, já conheci Paris, a cidade das luzes e do amor, estar perto da Basílica Do Sacré-Coeur de Montmartre, da Torre Eiffel, da Catedral De Notre-Dame , do Muséu do Louvre, do Arco do Triunfo, sentir de perto a história daquele pais, estar em lugares que só tinha visto na televisão, lido em livros e revistas, foi muito bom, foi uma sensação tão boa que nem consigo descrever, ver o estilo de vida dos franceses, ver a arquitectura, os hábitos, os transportes, apesar de ter achado Paris bastante parecida com Lisboa, é diferente é Paris e ponto.
Adorei andar nos Bateau-Mouche no Rio Sena, adorei ir à Disneyland Paris… enfim adorei Paris…
Mas também adorei Londres, uma cidade que vive a 100km/h, uma cidade 100% cosmopolita, lá as pessoas não param, comem a andar, bebem a andar, adorei o facto de os ingleses saírem do emprego, despirem a roupa formal vestirem o fato de treino, mochila às costas e lá vão eles a correr para casa, espectáculo, é um misto de etnias, culturas, religiões, só visto… há um starbucks em cada esquina, viva a fast-food. Adorei o Hyde Park, e do St. James’s Park, menos o facto de me cobrarem 2 libras para me sentar numa espreguiçadeira, hello sou portuguesa não pago para me sentar, sento-me no chão, gostei de ver ao vivo o famoso Big Ben, adorei andar no London Eye e ter uma vista panorâmica da cidade, gostei imenso de ir ao Museu de História Natural, foi bom ir a Notting Hill, adorei visitar o Madame Tussauds, diverti-me imenso, gostei de ir a Greenwich, adorei os pubs, adorei tudo aquilo que vi e vivi em Londres.
Este ano estive quase, quase para ir a Roma, ohhh tenho tanta pena de não ter ido, mas a altura não era a mais apropriada, mas não vou agora, mas com certeza, e se tudo correr bem, hei-de ir mais lá para a frente.
Roma está no meu top five de cidades a conhecer, é claro…
Por isto tudo é que não compreendo as pessoas que não tem interesse em visitar outros países, outras culturas, outros costumes, que se limitam a ficar pelo nosso país, que também é bonito é claro e tem muita história, e lugares bonitos longe de mim menosprezar o que é nosso.
Mas ao ver pessoas jovens que nunca conheceram uma cidade Europeia, para além das nossas, e dizem que não fazem questão de conhecer, que férias são praia, pessoas que muitas vezes gastam mais numa semana no Algarve ou em qualquer outro lugar de Portugal.
Viajar é tão bom, é tão bom conhecer coisas novas, sair do nosso lugar, daquilo que faz parte de nós e ir à descoberta… podermos, naquele momento, sentir a história daquele lugar, imaginar ou reviver na nossa memória histórias que lemos nos livros, ou que vimos na televisão, é bom visitar monumentos, museus, jardins…
Viajar para um destino de praia é bom, é óptimo, extraordinário, e agora que experimentei não quero outra coisa, mas não prescindo de um fim-de-semana, escapadinhas pela Europa fora, não mesmo…

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Coisas do Coração...

Crepúsculo é o que esta a dar