RVCC²

Tenho uma pessoa amiga e muito próxima que esta a fazer o processo RVCC, e apesar de eu me apetecer ajuda-la muito, pois já o fiz e correu-me muito bem, não me demonstrei muito prestável, porque essa pessoa é daquelas que pensa que consegue vencer na vida sem a ajuda de ninguém, que é melhor e que faz sempre melhor que os outros.
E todos sabemos que na vida, em uma ou outra situação, vamos sempre precisar de alguém vamos precisar de pedir ajuda, nem que seja para abrir uma lata de feijão, é inevitável, e há que saber ser humilde e pedir ajuda no momento certo. Quando o processo começou, essa pessoa, era a primeira a dizer que, o processo era muito fácil, que numa tarde fazia o que era pedido para a 1ª entrega da Monografia Autobiográfica, Ok, eu calei-me sabia que era impossível, aquilo dá muito trabalho, mais trabalho do que aparenta, mas como cada um é como cada qual… mantive-me na minha.
Disposta a ajudar, caso me fosse pedido, pois prometi a mim mesma, não me oferecer para ajudar.
O dia da 1ª entrega chegou e nem uma única palavra, nada...
Isto começou a mexer comigo, não via nela nenhuma iniciativa, não fez o mínimo esforço, uma outra pessoa que começou com ela o processo, entregou a tempo e hora, tudo certinho, tudo direitinho e ela, ela nada, papel em branco, nem uma linha, nem um ponto…
Não resisti e ofereci-me para ajuda-la, na 6ª Feira estive até às 02h30 da manha a fazer algo que nada tinha a ver comigo, no Sábado enquanto ela dormia, fui arranjar, estruturar a monografia dela, acabamos às 17h30, para se entregar sem falta no ainda Sábado.
Eu que gosto tanto de escrever, já estava farta daquilo, já não podia ver o PC à minha frente, mas o esforço sabia bem, soube bem a sensação de ajudar, de poder fazer algo por alguém, eu gosto disso.
O meu esforço foi reconhecido por essa pessoa, que agradeceu o meu trabalho. Foi bom ver o meu trabalho reconhecido, sem dúvida.
Mas… lá vem o mas…
...Mas, ontem à noite caiu tudo por água abaixo, quando essa pessoa ao falar com amigos, deu a entender que era uma pessoa muito interessada naquilo, que tinha tudo sob controlo, que sabia na perfeição o que estava e ia fazer, sim, mencionou que teve uma ajudinha minha, mas não quis deixar transparecer aos olhos dos amigos que quem teve praticamente o trabalho todo não foi ela, mas eu… e perante uma afirmação que fiz acerca disso naquela altura, á frente dos amigos ainda me disse: “ é a tua história de vida que está aqui??? É sobre ti??? Não é!!!!”.
E a humildade fica tão bem a certas pessoas, e a burrice a outras como a mim não é verdade!!!
Porque é que estas pessoas, não se calam quando deviam….
Não devem saber o valor do silêncio, se não têm nada de importante para dizer calem-se em vez de se fazer passar por algo que não são… favores há por ai muito, se não querem saber que é um favor não falem dele, não puxem a conversa não se armem em chicos-espertos.. .
eu é que sou parva, com pena ainda levo um pontapézito… nem mais… tenho dito… às vezes sou mesmo parva...

Comentários

  1. Olá Boa noite !!

    Espero que esteja tudo bem :)

    Peço desculpa pela minha ignorância mas o que é um processo RVCC???

    Blue **

    ResponderEliminar
  2. Olá Blue**

    Não tens de pedir desculpa pela pergunta, eu tambem não fazia ideia do que era.
    O processo RVCC é um processo que vai permitir reconhecer, validar e certificar as competências adquiridas ao longo da vida quer pessoalmente quer profissionalmente, através de certificados, fotografias, documentos, e de uma monografia autobiográfica, é um programa desenvolvido no âmbito das Novas Oportunidades, no meu caso, fiz o processo para concluir o ensino secundário, 12º Ano.

    Bijus***

    ResponderEliminar
  3. Espero que aprendas a lição ;-)
    De qualquer forma, não a deverias ter ajudado mesmo, porque é importante que as pessoas saibam que o RVCC não é fácil, exige esforço, trabalho, empenho, dedicação e demonstração de competências que devem ser do próprio - embora seja a historia de vida dela, é a tua escrita, a tua organização, são competências tuas que estão lá...Foi muito injusta contigo...

    ResponderEliminar
  4. OK ... Já sei o que é :)

    Estava longe que fosse isso .

    Obrigado

    Beijos

    Blue

    ResponderEliminar
  5. Olá Bê... Obrigada pelo comentário e nada mais posso dizer a não ser tens toda a razão :)***

    ******************************************

    Ok Blue sempre às ordens ;))

    ****

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário...

Mereces um docinho =)

Mensagens populares deste blogue

Coisas do Coração...

Crepúsculo é o que esta a dar