Sexta-Feira 13...

Hoje é sexta-feira 13, dia de infortúnio para uns e dia de sorte para outros, para mim é um bom dia apenas porque é sexta-feira, e isso é muito bom…

***
Mas gosto que o dia 13 calhe a uma sexta-feira,pois ouve-se muitas histórias e muitos mitos, é o dia das superstições, não é que eu não as tenha, até tenho, mas não tem nada a ver com gatos pretos nem escadotes… e muito menos com sexta-feira 13…

***
A crença de que sexta-feira 13 é um dia de azar, é a mais popular superstição entre os cristãos. E apesar de haver muitas explicações para isso, a que melhor se aplica é o facto de Jesus Cristo ter sido crucificado numa sexta-feira e na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos.
***
Mas a lenda de sexta-feira 13 é mais antiga que as superstições cristãs, pois remota da mitologia nórdica. Onde existem duas versões.
***
Numa delas conta-se que houve um banquete para o qual foram convidados 12 deuses. Loki, o espírito do mal e da discórdia, não foi convidado e apareceu no banquete sem ser convidado o que gerou uma luta que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crença de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça certa.
***
Reza a outra lenda nórdica, que quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, transformaram Friga, que era a deusa do amor e da beleza em bruxa. Como vingança, ela passou a reunir-se todas as sextas-feiras, com outras 11 bruxas cada uma com o seu gato preto, e com o próprio demónio. Onde ficavam os 13 a rogar pragas aos humanos.
***
Outra lenda que dá origem a que sexta-feira 13 seja um dia de azar, é a lenda dos Templários.

Conta-se que na sexta-feira 13 de Outubro de 1307, os Cavaleiros do Templo são surpreendidos pela inveja e sede de poder de Filipe, o rei de França, com o intuito de extinguir a Ordem dos Templários e apoderar-se dos seus bens.

Toda a Europa fica chocada pelas acusações feitas aos cavaleiros e em 1314 a Ordem é oficialmente extinta pelo Papa Clemente V.

Os seus membros foram presos simultaneamente por toda a França e alguns torturados e, mais tarde, executados, por heresia.

Nasce aqui mais uma superstição associada à "Sexta-feira 13".
***
Por tudo isto desejo-vos uma excelente sexta-feira 13…

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Coisas do Coração...

Crepúsculo é o que esta a dar