20/09/2007

Uma Causa...

Arrancou no passado dia 18/09/2007 em Odivelas o projecto inédito "Mulheres Autarcas Contra o Cancro da Mama", que junta 5 Presidentes de Câmara de diferentes partidos políticos em torno de uma causa comum: o Cancro da Mama. Este projecto, que resulta de uma parceria entre a Laço, a Roche e as autarcas, prevê que as responsáveis máximas dos municípios de Odivelas (PS), Almada (PCP), Nelas (PSD/PP), Salvaterra de Magos (BE) e Silves (PSD) assinem uma carta de apoio aos doentes, assumindo desta forma um compromisso na dinamização de actividades que contribuam para uma sociedade mais informada, esclarecida e empenhada na prevenção e luta contra o cancro da mama.

Simultaneamente à assinatura deste documento foi inaugurada a exposição fotográfica "Breast Friends" - Amigos do Peito, uma colectânea de imagens de 30 personalidades mundiais como Elle Macpherson, Márcia Cross, Jerry Hall, Rosanna Arquette, Ronan Keating e Joaquin Cortés. As imagens representam os laços estreitos e a ligação íntima que se gerou entre a doente de cancro da mama e a pessoa que a acompanhou e ajudou a ultrapassar essa fase da sua vida.

A apresentadora Fátima Lopes é a representante portuguesa nesta iniciativa internacional. Para Susana Amador, Presidente da Câmara de Odivelas, esta iniciativa revela-se de extrema importância, pois todas as acções no âmbito preventivo nunca são demais, destaca. Para a autarca, "possibilitar o máximo possível de informação é determinante. É preciso chegar ao maior número de pessoas possível. Tanto mulheres como homens devem estar sensíveis e atentos a um combate que pode ser ganho através da prevenção. Esta iniciativa, que contempla o envio de cartas a munícipes, uma exposição num espaço público, uma palestra que foca a questão do cancro da mama e da sua prevenção, vai permitir, no Concelho de Odivelas, que haja um melhor conhecimento desta doença. Quanto mais pessoas estiverem atentas e despertas para esta realidade, que pode ser prevenida com gestos simples no dia-a-dia, mais fácil e eficaz poderá ser o seu combate".

A campanha Amigos do Peito é um esforço global para encorajar as mulheres a pedir a um amigo/familiar que as ajude a ultrapassar a doença. A partilha de experiências é a principal motivação destas figuras públicas que pretendem, desta forma, demonstrar a importância que um amigo chegado ou um familiar tem para uma mulher a quem foi diagnosticado cancro da mama. Ouvir as suas preocupações, acompanhá-las às consultas médicas, ajudá-las a entender o seu cancro da mama e assegurar que os seus direitos são respeitados, são algumas das formas de apoio que um Amigo do Peito pode oferecer.


in "infocancro"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário...

Mereces um docinho =)