Uma Causa...

Arrancou no passado dia 18/09/2007 em Odivelas o projecto inédito "Mulheres Autarcas Contra o Cancro da Mama", que junta 5 Presidentes de Câmara de diferentes partidos políticos em torno de uma causa comum: o Cancro da Mama. Este projecto, que resulta de uma parceria entre a Laço, a Roche e as autarcas, prevê que as responsáveis máximas dos municípios de Odivelas (PS), Almada (PCP), Nelas (PSD/PP), Salvaterra de Magos (BE) e Silves (PSD) assinem uma carta de apoio aos doentes, assumindo desta forma um compromisso na dinamização de actividades que contribuam para uma sociedade mais informada, esclarecida e empenhada na prevenção e luta contra o cancro da mama.

Simultaneamente à assinatura deste documento foi inaugurada a exposição fotográfica "Breast Friends" - Amigos do Peito, uma colectânea de imagens de 30 personalidades mundiais como Elle Macpherson, Márcia Cross, Jerry Hall, Rosanna Arquette, Ronan Keating e Joaquin Cortés. As imagens representam os laços estreitos e a ligação íntima que se gerou entre a doente de cancro da mama e a pessoa que a acompanhou e ajudou a ultrapassar essa fase da sua vida.

A apresentadora Fátima Lopes é a representante portuguesa nesta iniciativa internacional. Para Susana Amador, Presidente da Câmara de Odivelas, esta iniciativa revela-se de extrema importância, pois todas as acções no âmbito preventivo nunca são demais, destaca. Para a autarca, "possibilitar o máximo possível de informação é determinante. É preciso chegar ao maior número de pessoas possível. Tanto mulheres como homens devem estar sensíveis e atentos a um combate que pode ser ganho através da prevenção. Esta iniciativa, que contempla o envio de cartas a munícipes, uma exposição num espaço público, uma palestra que foca a questão do cancro da mama e da sua prevenção, vai permitir, no Concelho de Odivelas, que haja um melhor conhecimento desta doença. Quanto mais pessoas estiverem atentas e despertas para esta realidade, que pode ser prevenida com gestos simples no dia-a-dia, mais fácil e eficaz poderá ser o seu combate".

A campanha Amigos do Peito é um esforço global para encorajar as mulheres a pedir a um amigo/familiar que as ajude a ultrapassar a doença. A partilha de experiências é a principal motivação destas figuras públicas que pretendem, desta forma, demonstrar a importância que um amigo chegado ou um familiar tem para uma mulher a quem foi diagnosticado cancro da mama. Ouvir as suas preocupações, acompanhá-las às consultas médicas, ajudá-las a entender o seu cancro da mama e assegurar que os seus direitos são respeitados, são algumas das formas de apoio que um Amigo do Peito pode oferecer.


in "infocancro"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Coisas do Coração...

Crepúsculo é o que esta a dar